
Ingredientes massa:
1 xícara de água (240 ml)
100 gramas de manteiga sem sal
Uma pitada de sal
10 gramas de açúcar (1 colher de sopa)
1 xícara de farinha de trigo
4 ovos grandes
Recheio e cobertura:
600 gramas de doce de leite
300 gramas de chocolate meio amargo derretido
Modo de preparo massa:
Em uma panela coloque a água, açúcar e manteiga e deixe ferver, entre com a farinha e mexa por 2 minutos em fogo ligado, depois esfrie ela em uma bancada. Coloque na batedeira com os ovos e bata até tudo ficar bem homogêneo, passe pra um saco de confeitar e vá pingando numa assadeira forrada com papel manteiga, molhe o dedo e vá abaixando todas as pontas. Leve pra assar em forno pré-aquecido à -80 graus por 35-40 minutos. Espere esfriar!
Recheie com o doce de leite, depois passe no chocolate e leve pra geladeira até endurecer. Se quiser faça listras com chocolate branco, ficam perfeitas e é super fácil de fazer!
Aqui estão algumas curiosidades sobre o doce de padaria chamado Carolina:
- Origem Histórica: O Carolina é uma variação do doce francês chamado profiterole, que remonta ao século XVI. Foi criado por um chef italiano a pedido da rainha da França, Catarina de Médici2. Originalmente, era feito com massa choux e coberto com calda de açúcar.
- Releitura Francesa: No século XIX, o chef francês Antoine Careme aperfeiçoou o profiterole, recheando-o com creme patissière ou crème chiboust e cobrindo-o com fondant de açúcar ou calda de chocolate. Esse doce passou a ser chamado de éclair, que significa “relâmpago” em francês, devido à rapidez com que era consumido.
- Adaptação Brasileira: No Brasil, o doce foi adaptado e passou a ser conhecido como Carolina. A principal diferença é que, no Brasil, ele é recheado com doce de leite e, às vezes, coberto com chocolate2. O nome “Carolina” é uma homenagem a Karóly Ferencsarosz, um vendedor de doces que viveu no século XVIII.
- Popularidade no Brasil: As Carolinas se tornaram um clássico das padarias brasileiras e são muito apreciadas em festas e celebrações. Elas são conhecidas por sua massa leve e aerada, recheada com cremes deliciosos como chantilly ou creme de confeiteiro3.
Variações: Existem várias variações de Carolinas, incluindo versões com recheio de chocolate, doce de leite, brigadeiro e até mesmo frutas frescas.